quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Dona Matilde Reserva 2017 Tinto

DONA MATILDE RESERVA 2017 TINTO | DOURO | 14% | PVP  20€
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, TINTA AMARELA
QUINTA DONA MATILDE VINHOS, LDA
17,5

Um Douro que se reconhece como sendo da região desde o primeiro momento em que salta a rolha. Na linha das anteriores edições nasce a partir das uvas de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela das Vinhas Velhas da Quinta. O envelhecimento lento e oxidativo, em tanoarias de diversas proveniências e evitando-se o excesso de madeira, contribui para o perfil elegante, mas ao mesmo tempo complexo e concentrado.
Cor vermelho rubi intenso, concentrado, auréola de tonalidade violeta, lágrima escorreita, aspecto limpo e jovem. Aromas a fruta vermelha e preta madura, ameixa preta, amora, cereja, fruto silvestre, com leve perfumado da violeta, alguma esteva, especiaria bem medida, pimenta verde, assim como notas de caixa de tabaco, balsâmico revigorante, fumados, leve sensação de um mentolado fresco e envolvente. Boca com estrutura, corpolento, com uma textura apelativa, macia, envolvente, secura no ponto de equilibrio, mostrando a sua fruta de qualidade, sem máscaras e bem casado com as notas ganhas na barrica, harmonioso e com término de boca longo.
À mesa puxa pelos pratos de carne com matéria para lhe dar base, assados no forno, carnes vermelhas na grelha e queijos de médio corpo e intensidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário