TINTA RORIZ, TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA
QUINTA DO VALE DA PERDIZ SOCIEDADE AGRÍCOLA, LDA
16,5
Os vinhos deste produtor são uma companhia já com muitos anos ou não fosse ele um "vizinho" da Aldeia onde está o meu berço familiar. O Douro Superior de Torre de Moncorvo num vinho que revela uma estabilidade notável ao longo das diversas colheitas e que acompanha tão bem a farta cozinha local.
Cor vermelho denso, concentrado, comtonalidade violeta, aspecto límpido e jovem. No plano aromático a intensidade e exuberância da fruta vermelha e preta madura, com alguma nota de compota, bem casada com o lado floral, violeta e esteva, especiaria fina, balsâmico fresco, envolvente, com um ligeiro respirante de hortelã no final. Boca com estrutura e volume, toque acetinado e macio, com boa secura, afinada e bem medida, tanino firme, com fruta sumarenta, harmonioso no seu conjunto e com término de boca longo e persistente.
Não tenho dúvidas que a melhor maridagem seja com carne, a bela da posta mirandesa, a feijoada transmontana e as carnes de caça, sem esquecer, como evidente, os pratos à base dos regionais míscaros.
Sem comentários:
Enviar um comentário