domingo, 29 de janeiro de 2023

Vieira de Sousa | Legado Familiar Registado em Novos Vinhos do Porto

A presença e história da família Vieira de Sousa na região demarcada do Douro é já bastante longa e rica apesar de apenas em 2008 ter sido criada como empresa a Vieira de Sousa Vines & Wines. Produtora de Vinho do Porto há cinco gerações, altura em que o tetravô de Luísa e Maria Borges registou esta marca de vinhos do Porto, conta com um imponente espólio de vinhos do Porto antigos, um factor que, aliado à recente determinação do Instituto de Vinhos do Douro Porto em autorizar a categoria especial de Vinho do Porto com 50 anos, deu o mote para o lançamento do Vieira de Sousa Porto Tawny 50 anos.
Ao mesmo tempo, e não ofuscando o brilho de um momento especial como este, a estreia do primeiro Vieira de Sousa Porto Colheita Branco, um single harvest white de 2003, rodeado de muita expectativa e entusiasmo.
 
VIEIRA DE SOUSA PORTO TAWNY 50 ANOS | PORTO | 20,5% | PVP 234€
VIEIRA DE SOUSA VINES & WINES, LDA
19
Cor acastanhada, com reflexos esverdeados mais abertos e luminosos, bem demonstradores da idade deste néctar. No nariz apresenta enorme riqueza e complexidade, intenso, aparecendo as notas de fruto seco tostado, amêndoa, noz, avelã, figo seco, torrefação, caramelo torrado e alguma caixa de tabaco, Desafiante e vivo. Opolento de boca, cheio, textura voluptuosa, macia, mostrando um perfil ligeiramente mais seco e menos gordo que o habitual neste tipo de Porto, continuando a mostrar a riqueza e complexidade já desfrutada no nariz, doçura especiada, bolo inglês, café torrado, com final de boca interminável e de grande elegância.  

VIEIRA DE SOUSA PORTO COLHEITA BRANCO 2003 | PORTO | 19,5% | PVP 48,60€
VIEIRA DE SOUSA VINES & WINES, LDA
18 
Cor âmbar brilhante, definido, ligeiros esverdeados, aberto, luminoso, cativante. No plano aromático revela elegância e frescura, com notas de fruta e caroço amarelo com apontamentos frescos citricos, alguma flor branca, ligeiro fruto seco, bem ligados, sensação de mel e fina especiaria exótica. Boca aveludada, textura macia, com doçura bem medida, com acidez fina e acutilante, notas de fruta passa e seco com ligeiro torrado, amplo, com eficiente conjugação da especiaria com o conjunto, longo final. 
 
A minha sugestão de casamento à mesa para o Vieira de Sousa Porto Tawny 50 anos passaria por um leite creme caseiro queimado no momento, um pão de ló de Ovar com Gelado de Amêndoas ou uns queijos de pasta mole com uns frutos secos a dar o lado crocante.  No caso do Vieira de Sousa Porto Colheita Branco 2003 opção pelo crumble de maça, tarte de amêndoa ou um desafiante foie gras mi cuit de pato como entrada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário