quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Quinta de San Michel Arinto 2020 Branco

QUINTA DE SAN MICHEL ARINTO 2020 BRANCO | LISBOA | 13,5% | PVP  26,90€
ARINTO
QUINTA DE SAN MICHEL - IDF INVESTIMENTOS E GESTÃO, SA
18

São apenas 1050 garrafas deste Arinto nascido no terroir muito particular de Janas, perto do mar o suficiente para receber a sua influência Atlântica, perto da Serra de Sintra o suficiente para respirar da sua envolvência e situada num alto, onde o vento se faz sentir em grande parte do ano, vivendo num micro-clima muito próprio desta geografia.
A influência marítima está bem presente num perfil salino, acidez marcada, em tensão, largura de boca dada pela passagem por barrica e a certeza para quem souber guardar umas garrafas por alguns anos que terá a sua espera recompensada. À mesa penso em mar, em bacalhau, em polvo, em peixe assado no forno, azeite e complexidade onde este branco se mostrará companhia acertada, mas também no Leitão de Negrais ali tão à mão de semear.
Cor amarelo tonalidade palha, reflexos dourados, aspecto límpido e jovem. Bouquet aromático rico e complexo, com as notas de fruto de polpa branca e citrinos maduros em ligação à nota de fruto seco, ligeiro tostado, salino evidente, maresia, pedra lascada, desafiando à medida que se regressa ao copo. Boca em perfeita harmonia entre a sua vivacidade, acidez crocante e o lado mais untuoso, mais cheio e de textura macia com que nos presenteia, deixando a fruta ter o seu lugar, aninhada a ligeira especiaria, equilibrado e com final de boca elegante e persistente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário