RABIGATO
MUXAGAT VINHOS, LDA
18
Este faz parte da minha lista de brancos nacionais de eleição. Por norma, gosto de lhe dar tempo de descanso em garrafa por alguns anos, o tempo só lhe faz bem e parece que lhe eleva as virtudes, mas também me dá muito prazer beber a colheita mais recente, como é o caso, e bebe-lo num registo mais rúfia e nervoso, mas com toda a finesse e elegância que lhe é natural.
À mesa continuo a preferir os casamentos com peixes de maior complexidade e gordura, no entanto, desta vez, juntei-lhe um risotto de cogumelos mais outonal e de conforto, abrindo mais uma porta para um casamento feliz.
Cor amarelo citrino, leve tonalidade palha e reflexos esverdeados, aspecto límpido e jovem. No nariz somos brindados pela elegância e frescura do bouquet, no qual a fruta de pomar madura, maça, pêra e marmelo, num registo recatado, se interlaça com as notas perfumadas florais, algum mato seco e com as notas de barrica integradas, baunilha, pimenta branca, revelaando-se desafiante e rico. Na boca mostra-se enérgico, vivaço, com corpo largo e de textura macia, com acidez crocante e persistente, com nervo e equilibrio ao mesmo tempo, oferecendo a fruta sumarenta e a barrica já integrada, conjunto uno e com final de boca longo e elegante.
Sem comentários:
Enviar um comentário