SEMILLON, SAUVIGNON BLANC, MUSCADELLE
LSOCIÉTÉ CIVILE DU CHÂTEAU COUTET
18
Classificado como Grand Vin de Sauternes, este 1er Grand Cru Classé, Barsac, é uma porta de entrada de excelência para o maravilhoso mundo do vinho doce, não fortificado, mas com a podridão nobre (Botrytis Cinérea) com o papel principal.
Elegância e exuberância na mesma garrafa, doce bem medido, acidez fina, de excelência na ligação e equilibrio com os restante elementos. Há quem o prefira para sobremesa, mas começo a sorrir, cada vez mais, quando começo a refeição com ele tendo como companhia um bom foie gras, um paté de qualidade ou umas fabulosas iscas de cebolada.
Cor amarelo de tonalidade dourada, aberto, luminoso, aspecto límpido e jovem. No nariz, o primeiro impacto revela bem o resultado da podridão nobre, fruta de pomar e polpa amarela desidratada, pêssego, alperce, componente citrina, casca de laranja, tangerina, bem enleada em notas de mel, especiado exótico, num registo elegante e fresco. Boca com textura de seda, aveludado, média densidade e sem untuosidade em excesso, com doce bem cortado pela sua acidez fina e delicada, com profundidade, agarra o palato, vicia, final de boca longo e persistente.
Sem comentários:
Enviar um comentário