BAGA, TOURIGA NACIONAL, MERLOT
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS
17
As garrafas mais escondidas de uma garrafeira revelam por vezes tesouros desconhecidos que quando descobertos causam um misto de surpresa e alegria a quem ousou tal façanha. Este Garrafeira, com cerca de 40 anos, é bom exemplo disso, mostrando como um vinho tranquilo com idade poder dormitar em garrafa durante longo período e depois acordar pleno de beleza.
Destaque para a elegância e frescura de um vinho com esta idade, para as pinceladas de fruta que ainda se mostram e para o prazer que deu a beber à mesa, com uma perna de borrego assado no forno. Momentos de conforto.
Cor vermelho de média concentração, mais aberto, tonalidade alaranjada, límpido e com evidente aspecto de longos anos de descanso. No nariz lugar às notas terciárias e a alguma fruta vermelha madura, algo macerada, com a ginja a mostrar-se enleada em notas de torrefação, cacau, com a barrica completamente integrada, presença de bosque e componente terrosa, elegante e fresco. Boca de médio volume, ainda vivaz e com nervo, de textura macia e com bom prolongamento, distinta fruta vermelha, ginga, cereja, sem se mostrar cansada ,tanino polido, fresco, num conjunto equilibrado, de surpreendente leveza e forma, terminando longo e prazeroso.
Sem comentários:
Enviar um comentário