ARINTO, VERDELHO, CHARDONNAY, ANTÃO VAZ, FERNÃO PIRES
COOPERATIVA AGRÍCOLA DE SANTO ISIDRO DE PEGÕES, CRL
15
Um branco, cujas colheitas, desde há muitos anos podem ser encontradas em praticamente todas as grandes superfícies comerciais, mantendo na sua essência o mesmo perfil e fórmula, assim como o preço. Desde que tenho lembrança da sua existência que o preço, com ou sem promoções à mistura, não ultrapassa os 2,99€. Um caso de estudo. A primeira colheita que aqui publiquei data de 2011 e o valor já era esse, embora pudesse ser encontrado mais barato.
Continua a ter uma relação qualidade-preço elevada, embora este 2023 esteja um pouco mais pesado que anos anteriores, fazendo com que a temperatura ideal para o beber desça e se sugira manter a mesma até ao final da garrafa. A sua ligação natural à mesa é com produto do mar, peixe branco e marisco cozido.
Cor amarelo citrino intenso, tonalidade palha, aberto e luminoso, aspecto límpido e jovem. Nariz exuberante, muita fruta de polpa amarela e tropical madura, manga, abacaxi, lima e pêssego, pitada floral, barrica ainda à solta, baunilha, sensação quente, com leves notas de mel. Boca de médio volume, textura macia e cremosa, acidez no ponto de equilíbrio, alguma secura, pouco extensa, fruta madura, mostrando uma face mais glicérica, a barrica ajuda nesse sentido, algum peso que se torna desconfortável com a subida da temperatura, termina com final de boca longo.

Sem comentários:
Enviar um comentário