segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Ribeiro Santo Excellence Grande Escolha 2019 Branco

RIBEIRO SANTO EXCELLENCE GRANDE ESCOLHA 2019 BRANCO | DÃO | 13% | PVP  25€
ENCRUZADO
MAGNUM - CARLOS LUCAS VINHOS, LDA
17
 
O Encruzado nas mãos de Carlos Lucas, com uvas exclusivamente da propriedade Ribeiro Santo, solos e origem granítica com grandes afloramentos xistosos a cerca de 400-600m de altitude. Creio ter sido um pouco cedo e que o tempo em garrafa esquecido por mais um ou dois anos o fará crescer. Tem esse potencial, por isso vale a pena deixá-lo esquecido na garrafeira.
Cor amarelo citrino, aberto, tonalidade esverdeada, aspecto jovem e límpido. Contido de aromas no inicio, foi aos poucos mostrando a fruta de pomar fresca, maçã e pera, alguma fruta amarela, ameixa, notas florais, água de rosas, tostado leve mantendo-se em segundo plano,  assegurando mais fruta e frescura. Boca com dimensão, largura, boa untuosidade e cremosidade bem temperada pela acidez mais acutilante, continuando a mostrar a fruta fresca num plano superior às notas vindas da barrica, ligeiro travo final mais amargo finalizando longo e persistente.
À mesa fará boa parelha com um peixe assado no forno, com estrutura, complexidade, cebola caramelizada em azeite, peixe gordo com certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário