terça-feira, 17 de agosto de 2021

São Domingos Garrafeira e Quinta de S. Lourenço: As Novidades das Caves São Domingos

As Caves São Domingos lançaram recentemente dois tintos completamente diferentes e distintos e cuja data de colheita, o ano de 2016, partilham em comum. O palco para esta apresentação de verão foi a esplanada do magnifico Darwin´s Café com Belém e o Tejo como cenário numa tarde de calor que traria, mais tarde, também uma (ou duas) tacinhas do seu espumante de topo, o São Domingos Elpídio Bruto comemorativo dos seus 80 anos e com um estágio em caves por 48 meses. É obra!. 
O Quinta de S. Lourenço Single Estate é oriundo de uma propriedade clássica com o mesmo nome, que está sob responsabilidade das Caves São Domingos desde 2004, e onde as castas Baga e Touriga Nacional que compõem este vinho encontram o terroir adequado para óptimas maturações. O vinho teve um estágio de cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês usadas, a que se seguiu um estágio em garrafa durante quase 2 anos. 
O São Domingos Garrafeira, que dispensa grande apresentações, alia a Touriga Nacional às castas internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot, criando um vinho que não disfarça o ADN da região e que, para espanto de muitos, não conta com a casta Baga na sua composição. Estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, após o qual teve um estágio em garrafa superior a 2 anos.
Conheca ambos os vinhos já a seguir.
 
QUINTA DE S. LOURENÇO SINGLE ESTATE 2016 TINTO | BAIRRADA | 13,5% | PVP 12€
BAGA, TOURIGA NACIONAL
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS, SA
17
 
Cor vermelho intenso, tonalidade aberta, aspecto límpido e jovem. No nariz revela, com elegância, a fruta vermelha e preta, bastante fruta de bagas, com as notas vinda do estágio em barrica bem ligadas, leve tostado, singelo cacau, floral bem medido, com um refrescante mentolado, desafiante e complexo. Boca com estrutura e volume, acidez acutilante, mais seco, salivante, a puxar por comida, com a fruta vermelha muito bem colocada, fresca e distinta, revelando também nesta fase algum cacau, alguma especiaria, terminando longo e muito preciso.
Queremos contar com ele à mesa, se durante este verão baixando-lhe um pouco a temperatura, casando-o com carnes vermelhas grelhadas, mal passada e com queijos de pasta mole, mais gordos e complexos. 
 
SÃO DOMINGOS GARRAFEIRA 2016 TINTO | BAIRRADA | 14% | PVP 19€
TOURIGA NACIONAL, CABERNET SAUVIGNON, MERLOT
CAVES DO SOLAR DE SÃO DOMINGOS, SA
17,5
 
Cor vermelho rubi de média concentração, tonalidade mais aberta e viva no bordo do copo, aspecto límpido e jovem. No plano aromático destaque para as notas de fruta preta madura bem ligada com pincelada floral da Touriga Nacional a evidenciar-se, tostados leves, pimenta fresca, um toque leve vegetal, bem medido, casca de laranja, fresco e envolvente. Grande dimensão de boca, com amplitude extensa, untuoso, macio e envolvente revelando fruta madura, sumarenta, num conjunto todo ele em harmonia, uno, muito sedutor, com final de boca longo e persistente.  
Um vinho que faz parte das minhas memórias à mesa com pratos poderosos, assados no forno, guisados e que quando com mais idade perfeitos para o borrego mais especiado à marroquino. 

Dois vinhos de grande qualidade, dando um prazer imenso a quem os beber desde já e mostrando também serem opções de guarda para muitos e longos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário