TOURIGA FRANCA, TINTA RORIZ, TINTA AMARELA, ALICANTE BOUSCHET, TOURIGA FÊMEA, TOURIGA NACIONAL, VINHAS VELHAS
ESMERO SOCIEDADE DE VINHOS, LDA
17,5
Um pequeno produtor com vinhos que chamam a atenção e que me cativaram desde o primeiro contacto com eles. Este Esmero nasce de uma vinha velha no Douro, com mais de 80 anos e com uma série de castas que só nestes vinhedos ainda as podemos encontrar. Nem olhem para o contra-rótulo à procura de informação que apenas vão encontrar quando abrirem a garrafa e beberem o vinho.
Destaco a harmonia do conjunto, a sua complexidade e ao mesmo tempo a simplicidade do prazer que dá à mesa com uma bela Posta à Mirandesa, um queijo de pasta mole ou torta de laranja com canela.
Cor rubi luminoso de média concentração, aspecto límpido e jovem. No nariz destaque para a boa fruta vermelha e preta silvestre madura, bem ligada com um lado floral que lhe dá um apontamento de elgância extra em conjunto com as notas de barricas bem casadas, alguma especiaria e cacau, tudo na medida certa. Na boca revela corpo e volume, mais uma vez na medida certa, textura macia e aveludada, boa acidez, com vigor, dando a fruta em bom plano, tanino robusto, equilibrado, prazeiroso e com final de boca longo.
Sem comentários:
Enviar um comentário