terça-feira, 22 de abril de 2025

Conversas da Talha 2024 Tinto

CONVERSAS DA TALHA 2024 TINTO | ALENTEJO | 14% | PVP  17€
CASTELÃO, ARINTO, SYRAH
ALTAS QUINTAS, SA
16,5

Ora aqui está um vinho muito giro, descontraído, leve e que nasce de uma animada conversa entre quatro amigos,  durante a última vindima, num restaurante indiano e estando a beber um tinto de talha,  na qual um deles terá dito que bom seria se tivessem no copo um vinho de talha petroleiro (mistura de uvas tintas e brancas), que sempre aliviava a força das chamuças. Com uva apropriada a entrar na adega, da conversa ao vinho foi um estalar de dedos e assim nasceu, muito provavelmente, o primeiro vinho petroleiro de Portalegre.
Com a fruta muito alegre e fresca, acidez vibrante e textura macia, mas algo mordiscável, estamos na presença de um vinho feito para se estar à mesa com amigos, conversas sem tempo para terminar e um sem número de petiscos, enchidos, carne de porco grelhada, entremeada, secretos, lagartos, podendo ir até à cozinha italiana como massas e pizzas.
Cor vermelho rubi luminoso e de pouca concentração, límpido e de aspecto jovem. No nariz somos presenteados com aromas de fruto vermelho maduro, framboesa, morango, nota terrosa em fundo, recorda-me o cheiro do cântaro de barro cheio de água da fonte da minha avó, muito fresco e puro. Na boca continuamos neste registo de frescura e pureza, com textura macia embora ligeiramente trincável, bela acidez, provocando os sentidos, o palato, puxando a comida, tanino vivo, conjunto equilibrado e prazeroso, com final de boca longo e duradouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário