domingo, 8 de novembro de 2015

PetNat PicoWines 2015 Branco e Rosé | Espumante dos Açores

Branco e Rosé. Os meus primeiros vinhos Pétillant Naturel, ou como comummente chamados, Pét Nat, foram bebidos nos Açores e são produzidos pela Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico. Pelas mãos de Maria Álvares e Thomas Grundmann foram criados espumantes produzidos pelo método ancestral com leveduras indígenas e sem adição de sulfitos ou quaisquer outros aditivos enológicos.
Sendo o primeiro contacto com este tipo de vinho, confesso que à primeira vista me pareceram um pouco estranhos. Em vez do habitual Muselet, uma carica aparecia como forma de vedar a garrafa, com aspecto um pouco turvo e no copo com uma espuma e bolha uma pouco diferente dos tradicionais espumantes produzidos pelo método clássico. Mas o facto é que convenceram. Será um produto de nicho, de winelovers que procuram algo diferente e uma grande opção para o verão, para aqueles dias que apenas queremos desfrutar deum momento fresco, cheio de fruta e muito leve. 
Um projecto a seguir de perto.
PETNAT PICOWINES 2015 BRANCO | 11% | PVP 19,90€
TERRANTEZ DO PICO, ARINTO DOS AÇORES, VERDELHO
COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, CRL
15,5
Cor amarelo definido e de aspecto um pouco turvo. No nariz aparecem de forma delicada os aromas a fruta citrina, lima, e frutos exóticos, algum salino e frescura. Bolha dispersa, pequena, produzindo na boca uma sensação de gasoso, fino e leve, de acidez equilibrada, com fruta branca de caroço e de final refrescante.
PETNAT PICOWINES 2015 ROSÉ | 11% | PVP 19,90€
MERLOT
COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, CRL
15,5
Um Merlot proveniente do complexo vulcânico no meio o Atlântico que marca de certa forma este rosé com alguns aromas e notas daí vindas.
Cor rosada clara, de aspecto um pouco turvo, um pouco mais evidente em relação ao Petnat branco. No plano aromático reina a fruta vermelha fresca, muita framboesa e cereja, algum morango ainda pouco maduro, um salino fresco que se aprecia e que nos detém por breves momentos. Na boca nota de destaque para o equilíbrio do conjunto. Boa acidez, fruta vermelha fresca, espuma macia, e final de boca fresco e leve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário