terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Conversas de Comer, Beber e Lazer | Podcast T1 - EP 3

Hoje foi publicado o terceiro episódio da primeira temporada. A terça-feira assim até sabe melhor Aproveita desde já para nos seguir e nunca perder pitada. 
Fica o convite para este momento de partilha.

Podcast no Apple Podcasts: Conversas de Comer, Beber e Lazer

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Pormenor Reserva 2023 Branco

PORMENOR RESERVA 2023 BRANCO | DOURO | 12,5% | PVP  32€
RABIGATO, MALVASIA FINA
PORMENOR VINHOS, LDA
18

Ai daquele que não liga ao pormenor e, incauto, deixa passar este grande Pormenor que não merece o descuido do olhar menos atento. Mais um produtor relativamente recente no panorama nacional, nascido na região do Douro e que vem assinado pelas mãos do jovem Pedro Coelho.
Apresenta-se como um vinho de "intervenção mínima", procurando ser expressão da frescura e a altitude do Douro Superior, tendo como matéria-prima a Vinha Velha com mais de 80 anos na qual predomina a Rabigato e Malvasia Fina. Conquista pelo seu registo mais austero, vinco mineral e senhor de elegância notável propondo opção séria para acompanhar peixes gordos, mariscos, queijos de pasta mole ou carnes brancas. 
Cor amarelo intenso, tonalidade palha, aspecto límpido e jovem. Perfil aromático elegante e delicado, mostrando a fruta de pomar e citrina maduras, maça verde, bergamota e toranja, pitada tropical, flor branca subtil, passagem por barrica completamente integrada, apenas conferindo uma dose extra de complexidade, vinco mineral, pedregoso, pedra molhada. Impressiona na prova de boca pela forma balanceada com que nos oferece complexidade, profundidade e, ao mesmo tempo, tensão, acidez vibrante e frescura envolvente e precisa, num registo mais salivante, onde a mineralidade volta a mostrar destaque, terminando longo, persistente e salino.

domingo, 4 de janeiro de 2026

Quinta do Noval Porto Vintage 2019

QUINTA DO NOVAL PORTO VINTAGE 2019 | PORTO | 19,5% | PVP 89,90€
BLEND CASTAS TRADICIONAIS DO DOURO
QUINTA DO NOVAL VINHOS, SA
19

Impressiona pela pureza da fruta, pela sua elegância e pelo invejável potencial de guarda, expressando um casamento de luxo entre a força do Douro e a sofisticação e equilíbrio há muito assinatura dos vinhos aqui produzidos. Revelador de uma complexidade fascinante, tanto ao nível de aromas, como na prova de boca, marca pela sua actual e natural juventude e tem o condão de nos fazer brilhar o olhar quando lhe percebemos o futuro.
No momento de lhe juntar a mesa, façam-no com sobremesas à base de chocolate negro e de frutos vermelhos ou, com uma das minhas ligações preferidas, com queijos azuis intensos, como o Stilton ou Roquefort. 
Cor vermelho retinto, opaco, quase sanguíneo, nuances violáceas, denso, aspecto límpido e jovem. No nariz revela, como expressão da sua juventude, a fruta vermelha e preta maduras, frutos negros silvestres, amora, cassis e notas de ginja num registo muito definido e elegante, com especiaria fina a seu lado, pimenta rosa, alcaçuz, algum bolo de chocolate, cacau torrado, pitada floral, mentolado fresco em fundo. Boca generosa, macio, veludo envolvente e cheio, apostando no mesmo caminho de elegância e sofisticação, doce muito equilibrado, não deixando de oferecer as notas de chocolate e cacau, estrutura e poderoso, acidez vibrante, tanino firme, embora fino, conjunto envolvente e equilibrado, com final de boca longo e prazeroso.